Kaapora Bioarquitetura

De onde veio a permacultura?

Quando utilizamos os princípios éticos “cuidar das pessoas, cuidar da terra, e compartilhar os excedentes”  como um filtro para nossas tomadas de decisões estamos agindo em prol da permanência do ser humano de forma harmônica com as outras  formas de vida na terra.

A palavra “permacultura” surgiu na Austrália, na década de 1970, fundada por Bill Mollison e David Holmgren como uma resposta à revolução verde. Vem da junção da palavra “permanente” + “agricultura”. Seus princípios foram focados na produção agrícola biodiversa e eficiente, ao longo de seus 50 anos de aplicação e reprodução, passou a abranger diversas áreas, e pode ser resumida como o cultivo permanente das condições da vida. Se refere a um conjunto de ferramentas e filosofia, que já vem sendo aplicado pelos povos originários, e que são de simples entendimento, trabalhar com a natureza e não contra ela. 

A permacultura visa a otimização de recursos, a eficiência energética, por meio da observação da natureza e dos ensinamentos dos povos tradicionais.

Podemos usar a permacultura no nosso jardim, podemos usar a permacultura no planejamento das nossas cidades. 

Você pode ter energia solar, uma horta orgânica, um carro elétrico e uma casa de palha e ainda não viver uma permacultura. Um projeto se torna uma permacultura somente quando é dada atenção especial às relações entre cada elemento, entre as funções desses elementos e entre as pessoas que trabalham no sistema.”

Heather Jo Flores

O design de permacultura visa portanto identificar as relações entre os habitantes e a paisagem, entendendo os recursos e fluxos de energia, buscando a diversidade, estabilidade e a resiliência dos ecossistemas naturais dos quais somos parte.

Escrito por: Arquiteta, paisagista e permacultora Larissa Barreto

Valores

Acreditamos que é possível aliar o cuidado das pessoas com o cuidado do planeta terra. Mais do que possível, necessário.

Em todos os nossos projetos nós priorizamos materializar os sonhos de nossos clientes com a proposição de soluções de baixo impacto ambiental, afinal nosso planeta é a nossa morada coletiva, e é de responsabilidade de todos cuidarmos dela, para que nós enquanto mais velhos e as futuras gerações, também possam ter o privilégio de usufruir dessas riquezas.

Realizamos projetos de planejamento de propriedades baseados nos princípios da permacultura em conjunto com a escala de permanência da linha chave. Analisamos a inter-relação entre os elementos de design e o contexto de inserção, propondo soluções ecológicas da micro escala, a macro escala.

Além das nossas experiências de soluções técnicas já utilizadas, estamos frequentemente nos atualizando no que há de mais adequado quando o assunto é: regeneração ambiental, conforto e estética. Utilizamos uma metodologia de projeto participativa imprimindo pertencimento e personalidade em cada traço.

Nosso serviço mais completo envolve a arquitetura bioclimática, paisagismo regenerativo, e desenho ecológico do terreno. Trazendo soluções e detalhes construtivos em diferentes escalas, que se integram eficientemente à localidade.

Levamos sempre em consideração o bem estar de cada ser e assim conseguimos entregar projetos verdadeiramente ecológicos e únicos.

Sua família e nossa planeta merecem esse cuidado especial, bom estarmos em contato!

Agregamos valores que vão além do material e funcional. Estes valores se encontram na experimentação dos espaços, nas sensações e boas lembranças que aquilo que é belo e harmônico promove.