Postamos nas nossas redes sociais a sala de um sobrado de praia que prestamos consultoria em design biofílico na ilha de Florianópolis – SC. Para quem se interessou em saber quais são as espécies que estão lindas e vistosas nesta casinha, segue o nome e algumas dicas de cultivo:
1 – Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)
aprecia meia sombra e umidade. A rega deve ser diária e em pequenas quantidades.
2 – Jiboia (epipremnun aureum)
gosta de sombra e umidade. Quando o solo estiver seco: regue! A jiboia é tóxica e deve ser mantida longe de crianças e animais domésticos.
3- Flor da fortuna (kalanchoe blossfeldiana)
Gosta de ambientes quentes, úmidos e bem iluminados. Sua rega deve ser feita duas vezes na semana, ou mediante teste de umidade tocando o solo. No interior de uma residência, esta plantinha deve ficar próxima a uma janela ou ser levada para tomar banho de sol ameno.
4 – Costela de adão (Monstera deliciosa)
gosta de sombra umidade e solo rico em matéria orgânica. Sua folha quando é cortada dura semanas em um pote de água e pode servir na decoração de ambientes.
5 – Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
planta suculenta, nativa da áfrica. É resistente à seca e pode sobreviver em ambientes de pouca luz. Precisa ser cultivada em substrato bem drenado e não aguenta exposição solar direta.
6 – Filodendro (philodendron cordatum variegated)
Prefere luz indireta, mas tolera algumas horas de sol pela manhã ou no fim da tarde. Suas folhas são delicadas, e quando muito amareladas devem ser removidas cuidadosamente. Enraíza facilmente se deixada em vaso com água.
7 – Café de salão (aglaonema Pink Valentine)
gosta de luz indireta e água uma ou duas vezes por semana. O acúmulo de água pode prejudicar as raízes e fazer com que as folhas caiam. Quanto mais podar, mais vai crescer.
Escrito por: Arquiteta, paisagista e permacultora Larissa Barreto