Kaapora Bioarquitetura

Quem somos

Natacha Marcante

Natacha Marcante

Bioarquiteta e Permacultora

Bioarquiteta e permacultora inspirada pelo cuidado da natureza e inovação.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Santa Catarina e no curso de Planejamento em Permacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina , tem se destacado no campo da bioarquitetura, dedicando-se a projetos que aliam eficiência energética, respeito ao meio ambiente e bem-estar dos ocupantes.

Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a responsabilidade social, ela tem transformado espaços urbanos e rurais em ambientes mais saudáveis e inspiradores. Seu trabalho é reconhecido pela criatividade e pelo uso de técnicas e materiais ecológicos, sempre buscando harmonizar a construção com a natureza.

Luan Ladeia

Luan Ladeia

Biologo formado e permacultor

Formado em Ciências Biológicas pela UENP, Luan dedica sua carreira a promover práticas ecológicas e regenerativas.

Com experiência em leitura de paisagem, bioconstrução, sistemas agroflorestais e design ecológicos de propriedades, ele tem desenvolvido projetos que promovem a integração do ser humano e sua função ecológica.

Sua jornada começou ao ingressar na biologia, no meio do curso teve a oportunidade de fazer o PDC – Curso de Design de Permacultura, no Instituto Çarakura, em Florianópolis, SC, o amor foi instantâneo e no passar dos anos buscando sempre aprender mais.

Em meados de 2019 conheceu e passou a estudar a Escala de Permanência da Linha chave, proposta por Yeomans e trazida para o Brasil por Eurico Vianna, aliando esses dois conhecimentos e a troca de saberes no campo, tem trazido essa complexidade para seus projetos.

Buscar e compartilhar os conhecimentos é parte importante do seu propósito tanto quanto deixar os ambientes por onde passa, melhor do que quando chegou, junto de sua parceira de vida, facilita cursos desde 2018.

Larissa Barreto

Larissa Barreto

Bioarquiteta e Permacultora

Larissa viu na Arquitetura e Permacultura uma potente possibilidade de trazer soluções que reaproximam ser humano e natureza.

A partir da escolha de materiais e técnicas, de cores e plantas, de caminhos e formas, transforma espaços e materializa sonhos tendo a arte como aliada para unir o belo e o eficiente.

É formada pela UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), onde atuou com extensão universitária voltada para arquitetura de interesse social, alfabetização ecológica e gestão de resíduos sólidos.

Seu trabalho é amparado no estudo da Permacultura (Instituto Çarakura – Florianópolis, SC), da Escala De Permanência da Linha Chave (com Eurico Vianna), de cursos e experiências praticas em bioconstrução.

Tem paixão por transmitir conhecimentos e incentivar praticas sustentáveis e facilita cursos na área desde 2018.

Como a Kaapora nasceu?

A Kaapora nasce da esperança em ver o Ser humano e a Terra saudaveis. Nasce da paixão em compartilhar conhecimento. Nasce na habilidade em traduzir sonhos em desenhos. Nasce do olhar atento das inter-relações entre os elementos da paisagem. A kaapora nasce da capacidade e necessidade de projetar um futuro a partir da vida, da etica ecológica!

Natacha e Larissa se conheceram na faculdade no ano de 2014, fizeram os primeiros exercicios de projeto de suas vidas no mesmo grupo. E saiu cada desenho lindo!

Em 2016 Larissa saiu em uma viagem de estudo e praticas em permacultura e bioconstrução. E foi na sua primeira parada, no Instituto Çarakura, que Lara conheceu Luan, seu companheiro de vida! Ainda cursando a faculdade Lara e Luan foram aumentando seu conhecimento na área, migraram para a área rural, fortaleceram e praticaram permacultura no seu territorio, e já se formando, foram convidados a serem professores do Programa de formação continuada “Repense”, no instituto ibiete, localizado no Espirito Santo.

Lá seguiram praticando ferramentas e ensinamentos da permacultura, conhecimentos e tecnicas da bioconstrução, plantando e colhendo da agrofloresta. E em dois finais de semana por mes recebiam pessoas de todo o estado e estados vizinhos para experenciarem a vida no campo e formas de habitarmos respeitosamente a terra.

Com a chegada da pandemia precisaram encerrar o programa.

“Nesta época as pessoas perceberam ainda mais a importancia de estar em contato com a natureza e ao ar puro. Se adaptaram a trabalhos remotos. Perceberam como uma decisão individual pode impactar na saude e bem estar do coletivo.”

Algumas pessoas que podiam e tinham acesso a area rural, decidiram se mudar da cidade para o campo. Outras pessoas despertaram sua atenção para isso, e ainda estão elaborando seus planos… Em um contexto completamente novo, adquirir ferramentas que facilitem a transição, e soluções e estratégias que orientem a ocupação do espaço se tornou uma demanda necessaria e resolvida a partir de planejamento & projeto.

Flavio e Leila foram os primeiros clientes que chegaram com esta demanda: mudar da cidade para o campo, saber interpretar o sitio, rentabilizar, otimizar energias e recursos, fazer uma casa confortável e de baixo impacto ambiental.

Entre conversas, maquetes, visitas, videos chamadas, desenhos e imersoes, entregamos pela primeira vez como Kaapora o serviço de “Design Permacultural” e “Projeto de Bioarquitetura”.

Vendo o resultado desta entrega, ficamos motivados a oferecer este serviço para mais pessoas.

e assim fomos colocando mais energia, captando mais clientes e consolidando parcerias importantes nos diferentes territórios, como nossa parceira habilidosa do estado do Espirito Santo: Bioarquiteta Virginia Guelber.

Com a demanda aumentando, a kaapora abriu vaga para estagio e quem ocupou foi Natacha!

“Eu e Lara nos conhecemos em 2014 no primeiro semestre da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e por obra do acaso em nossos primeiros exercícios de projeto estivemos nos mesmos grupos. Nessa época eu não tinha muitas certezas sobre a arquitetura, e nem qual caminho seguir. Foi em 2021 que a virada de chave profissional aconteceu para mim, nesse ano comecei a me aproximar mais dos conhecimentos da bioarquitetura, e encontrei no cuidado da Terra a minha missão de vida! E foi nesse ano que iniciei meu trabalho na Kaapora como estagiária, e desde então tem sido um caminho de muitos aprendizados, de diversas trocas e de grande companheirismo. “ Natacha Marcante.”

Alinhadas com o proposito e entendendo do metodo de trabalho, Natacha passou a ser parte do time Kaapora.

Hoje trabalhamos em três pessoas, e firmamos parcerias conforme demandas de trabalho!

Valores

Acreditamos que é possível aliar o cuidado das pessoas com o cuidado do planeta terra. Mais do que possível, necessário.

Em todos os nossos projetos nós priorizamos materializar os sonhos de nossos clientes com a proposição de soluções de baixo impacto ambiental, afinal nosso planeta é a nossa morada coletiva, e é de responsabilidade de todos cuidarmos dela, para que nós enquanto mais velhos e as futuras gerações, também possam ter o privilégio de usufruir dessas riquezas.

Realizamos projetos de planejamento de propriedades baseados nos princípios da permacultura em conjunto com a escala de permanência da linha chave. Analisamos a inter-relação entre os elementos de design e o contexto de inserção, propondo soluções ecológicas da micro escala, a macro escala.

Além das nossas experiências de soluções técnicas já utilizadas, estamos frequentemente nos atualizando no que há de mais adequado quando o assunto é: regeneração ambiental, conforto e estética. Utilizamos uma metodologia de projeto participativa imprimindo pertencimento e personalidade em cada traço.

Nosso serviço mais completo envolve a arquitetura bioclimática, paisagismo regenerativo, e desenho ecológico do terreno. Trazendo soluções e detalhes construtivos em diferentes escalas, que se integram eficientemente à localidade.

Levamos sempre em consideração o bem estar de cada ser e assim conseguimos entregar projetos verdadeiramente ecológicos e únicos.

Sua família e nossa planeta merecem esse cuidado especial, bom estarmos em contato!

Agregamos valores que vão além do material e funcional. Estes valores se encontram na experimentação dos espaços, nas sensações e boas lembranças que aquilo que é belo e harmônico promove.